Costa Rica [de Família(s) Feliz(es) e de Ouro]…

“(…) Chepe falava que tínhamos que ir à Costa Rica, Ginebra, na casa de Hectorino. Eu nunca entendia nada, dessa misturada de países, cidades e pessoa… Hahahahahaha!!! Só para contextualizar, eu não fico olhando o mapa, planejando rota etc, só vou vivendo o que aparece pela frente. ;)) Então vamos pra casa de Hectorino!!! (…)”

Você pode se juntar à galera que apoia financeiramente essa viagem e acompanha em tempo mais real do que esse blog! 😉 APOIA.se/eniopaipa

 

________________ plano ________________

[para ouvir agora: Boom Boom Kid – “Feliz”]

Chegar no Valle del Cauca foi quase um orgasmo para quem vinha de muitos dias de montanha. Calorzinn bom, estradas duplicadas e PLAAAAAANOOOOOOOOOO!!! ;))) Foi tão bom que a gente fez esse pedal com sorriso no rosto, mesmo tendo começado a pedalar às 10h da madrugada. Pause só para almoçar rapidão e seguir para Zarzal, a cidade mais NÃO da Colômbia. Hahahaha… Todos os lugares que tentamos dormir nessa cidade a gente recebia um “NÃO!” e quando recebia um “sim” era cheeeeeeio de ressalvas. Mas antes de encontrar um lugar para dormir, conhecemos uma galera que estava sentada no banco da praça e ainda faturamos umas bebidinhas geladas. Mesmo assim, conseguimos dormir em um parque aquático, depois que Chepe deu uma “de brasileiro” e disse que a prefeitura tinha mandado a gente ir buscar alojamento no parque, pura enrolação que deu o jeitinho…

No outro dia, 6h da manhã a gente já tava de pé, com as bikes arrumadas e fazendo esse pedal massa! Tudo planinn, solzinn e força no pedal. Mas sempre rola umas coisas mega inesperadas nessa viagem: 1) Conhecemos uns senhores que trabalhavam carregando e descarregando carretas e o mais louco é que eles usavam uma placa “SOMOS IMIGRANTES” para sensibilizar os motoristas, mas eles eram colombianos; 2) Ingressamos na cidade de Buga para conhecer a Basílica do Senhor dos Milagres e um venezuelano que trabalha convidando as pessoas para os restaurantes disse que um amigo havia passado lá fazia uns dias. Esse amigo era Orlando Romero “Caráááááácas-Venezuéééééla”. E ainda ganhamos uma cerveja da amiga Joana – e compramos +2 – hahahaha!; e vimos um cara espetácular numa cadeira de competição, “pedalando” mais rápido (e muito) que a gente… PHODA o que o esporte (e a #bicicleta) podem proporcionar. ;)))

Restaurante Hectorino MTB Desporte & Aventura + Happy Family BIOcycling

Desde que saímos da Casa de Ciclistas de Medellín, Chepe falava que tínhamos que ir à Costa Rica, Ginebra, na casa de Hectorino. Eu nunca entendia nada, dessa misturada de países, cidades e pessoa… Hahahahahaha!!! Só para contextualizar, eu não fico olhando o mapa, planejando rota etc, só vou vivendo o que aparece pela frente. ;)) Então vamos pra casa de Hectorino!!! \o////////

Assim que chegamos, nosso anfitrião estava por Cali, com um outro cicloturista que estava na casa, o Seba. Mas fomos muito bem recebido pelo Winston (VEN), que estava trabalhando na casa. Nos apresentou à Alberta e daí descobrimos que ela + Seba eram os pais da Angela e Ana e que dormiam não em uma barraca e sim uma mansão!!! Hahahahaha!!! Confesso que queria ver minha cara quando soube que havia uma família pedalando pela América do Sul há quase 3 anos. ;))))

A Happy Family BIOcycling (ITA) tem um projeto de vida tão incrível que é difícil descrever, porque tu sempre vai esquecer uma coisa incrível que eles se propõem a fazer como pessoas, como família e como comunidade. Então, deixo que eles expliquem a vocês nesse vídeo:

E experimentar um pouco do carinho, do amor e da energia dessa família foi ainda mais incrível quando juntamos En La Mesa de Babel com a família de Hectorino (Sara + Maria Lucia (que ainda não havia nascido!) + La Madre Más Hermosa de Colombia Dilma), também com Chepe (El Salvador), Winston e depois Paola (COL) e Lucia (ARG). Foram 4 dias incríveis nesse lugar, com muita troca de experiências, com passeios incríveis, como no dia que fomos caçar ouro no “Rio de Oro” (assim chamo porque não sei o nome do rio, com os “hermanos de Oro” (dá pra perceber que não lembro o nome deles, né?). Mas vou fazer um pause para contar um pouco mais desse dia:

Na proposta da Happy Family, de descobrir coisas incríveis locais, Hectorino falou com um amigo que ia nos levar para conhecer o processo de “caça” ao ouro nos rios de Costa Rica. Eu e Chepe aproveitamos o embalo e fomos também. Nos atrasamos para sair, tomamos banho num choro que escorria no meio da estrada e para piorar, não sabíamos exatamente para onde tínhamos que ir. Para nossa surpresa, o amigo de Hectorino não apareceu e eles ainda estavam na rua esperando o “fantasma” chegar. Concluímos que o cara tinha achado ouro no dia anterior e tinha tomado uma cana da porra e não ia aparecer. Para nossa segunda sorte, porque daí fomos com os Hermanos de Oro e conhecemos um processo mais artesanal, passamos a tarde quase toda no rio e depois, a única galinha que eles tinham foi para o fogão de lenha junto com umas comidinhas que a gente comprou e deixou para eles. Incrível como as pessoas “que não tem nada te dão tudo”. Isso é lindo d+! ;)))

Também poderia passar 2 posts falando só da Ana (8) e Angela (10), mas escrever sobre essas meninas é quase impossível. O quanto essas crianças são sábias, solidárias, amorosa e TRELOSAS é indescritível, só passando uns dias juntos para sentir. Das jogatinas com regras inventadas na hora para poder ganhar, das maquiagens satânicas (E LINDAS!), dos abraços verdadeiros e dos sorrisos mais conquistadores, principalmente quando souberam que no dia de sua partida, eu e Chepe íamos pedalar com elas um pedaço.

8DD5D21B-5D4B-4EE1-A126-7C522CB6144E

E o outro dia chegou… A “Família Feliz” estava indo, deixando uma saudade grande e uma energia daquelas que te faz lembrar que A Viagem é isso e o rumo sempre te leva a lugares bonitos e pessoas fantásticas. E bom, fiz esse videozinn para que vocês sintam um pouco desse astral:

Mas eiiiiiii… Restaurante HECTORINO MTB Desporte & Aventura ainda ia nos trazer ótimas pessoas e histórias. Teve dia de empinar pipa com toda família MTB e lembram que falei de Paola e Lucia? Pois bem! Essas meninas são phodásticas, viajam sozinhas, veganas e com uma energia contagiantes. E o melhor, estavamos todos indo para o Fórum Nacional da Bicicleta, em Popayán, a Cidade Branca. Essa prosa fica para o próximo post, mas deixo vocês com umas fotos da nossa despedida e um gostinho da estrada até Popayán… ;)))

[para ouvir agora: O Rappa – “Não Perca as Crianças de Vista”]

é tudo nosso!!! #puravida
BLOG_ApoiaSE-VERMELHO
Essa viagem está sendo apoiada por Bruno, Vitor, Luciana, Marcella, Tarcísio, Flávio, Marcos, Karine, Juliana, PAI, MÃE, Eliete, Vinícius, Mariana, Ilana, Lucas, Maria, Patrícia, Juliana, Javert, Marina, Luciana, Pedro, Heberton, Vick, Ivan, Erica, Renata, JP, Gabriel e Lucas, Damião, Tia Bil, Elisabete, Monique, Almir, Maurício, Rafael, Patrícia, Felippe, Mariana, Evelyn e Gonçalo no  APOIA.se/eniopaipa.

A viagem Colombia

eniopaipa Visualizar tudo →

ciclista . janga . é tudo nosso . #puravida

1 comentário Deixe um comentário

  1. Que beleza dois post juntinho pra compensar o atraso
    Como é bom saber que estás feliz e curtindo cada momento da viagem.
    Deus te abençoe, te dê saúde da alma e do corpo,te conduza sempre no caminho do bem.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: