[até chegar] +1 Fórum de Bicicleta [em Popayán]…

“Me alegra muito participar de um evento cicloativista. (…) no geral, somos a mesma panelinha de 5 anos atrás. Aqui na Colômbia, foi a mesma coisa! Mesmo assim, me alegro, já que a melhor coisa desses eventos são os (RE)encontros e mesmo estando em outro país, eu tinha muita gente para (RE)encontrar… Foi lindo!” ;))

Tu tas sabendo né?! Já estou há 9 meses na estrada e tem uma galera acompanhando mais de perto num grupo do whatsapp para apoiadores dessa viagem viajada!!! Participe também no APOIA.se/eniopaipa. ;))))
GOPR4214

a bicicleta nos une…

[para ir lendo e ouvindo… Plá – “Invasão das Bicicletas”]

É incontável o número de pessoas que a BICICLETA me permitiu conhecer desde sempre em minha vida. Gente de todo canto, de todo sotaque, de todo jeito… E já havia saído de #JANGA com a ideia de conhecer #HistóriasDeBicicletas pela América do Sul, era inevitável! 😉 Agora éramos 4 pedalando para encontrar não sei quantos ciclistas que iriam fazer o Foro Nacional de la Bicicleta – Popayán 2018. Eu,  Chepe (El Salvador), Paola (Colombia) e Lucia (Argentina). Saíamos da casa do amigo Hectorino (MTB restauraaaante desporte e aventuraaaaaa!) rumo à Jamundi, casa do amigo Ernesto Valdi, passando como uma flecha pela cidade de Cali (onde eu queria ficar por umas semanas e aprender um pouco mais sobre a salsa) e foi também uma (das muitas) chegada noturna nas casas pelo caminho.

Ernesto foi ao nosso encontro na estrada, nos hospedou muito confortavelmente, conversamos muita coisa e no outro dia ainda foi uns bons quilômetros com a gente trocando mais ideias. E numa dessas, ele falou do Trampolin de la Muerte, que não estava em nossa “rota”, mas quem disse que a gente tem uma “rota”. ;))) Mas essa prosa do trampolim é maaaaaais tarde… Agora a gente tem que chegar no Fórum… ;))))

GOPR3713

Piensa, Da y Ama…

[para ir ouvindo e lendo: Tim Maia – “O Caminho do Bem”]

E como ir direto pra Popayán, se no meio do caminho tem Piendamó? E como passar só uma noite na casa do amigo Alcibiades? Apesar de ter um dos nomes mais difíceis de se falar nesse meu portuñol fajuto, esse cara é especial por sua energia, por sua gana de viajar e ajudar quem viaja e pela sua família incrível, sem falar da casa/fazenda simplesmente sensacional que vivem… 😉 E “uma pena” que tinha o Fórum, porque a vontade era de passar não só 3 noites e sim 3 semanas nesse lugar que às 5 horas da madrugada já tinha um cheiro fantástico de café por toda casa, feito pelo pai de Alcibiades, que no auge dos seus 93 anos, todo dia acorda às 4, recorre uma saca de café da sua fazenda, faz um dos melhores #quenteamargoepreto (não tão amargo assim… – hahahaha!) da Colômbia.

Depois era ir caminhar pela fazenda e recorrer banana, laranja, abacate e ainda dava tempo para as produções cinematográficas mais incríveis da América Latina. Final de tarde, sempre rolava mais café e chegava Alcibiades com suas incríveis histórias de uma cicloviagem que durou 3 meses, mas daria uma série de 3 temporadas. Isso tudo porque esse cara é tão astral que se passavam muitas coisas incríveis com ele em um mesmo dia, além de ser um craque para contar suas histórias e deixar a gente sempre querendo saber o que se passou no outro dia… Hahahaha!!! ;)))

E Alcibiades é tão personalidade isso tudo que ele nos pediu para ficar mais um dia na cidade, porque um jornalista estava fazendo um programa de TV sobre a história dele. Jairo é um cara tão incrível quanto nosso anfitrião e ainda andava com una chica, que me arrisco ser mais incrível que os dois juntos… Hahahaha!!! Fazíamos uma entrevista falando sobre nossas viagens, sobre Alcibiades e surgiu o assunto CABEs e Jairo enlouqueceu e já fez uma outra entrevista só falando sobre isso… E que danado é CABEs? Hahahahaha… Bem verdade que nem a gente sabia direito o que era, mas pra mim, uma filosofia de vida (de viajantes – mas pode ser de qualquer pessoa) que a gente tinha “criado” na noite anterior depois de umas 3 garrafas de café e muita prosa. CABEs são as iniciais de Colômbia, Argentina, Brasil e El Salvador e fala sobre inclusão, liberdade e respeito à todos os pensamentos positivos que a gente gosta e carrega em uma viagem. Além de que se fala de incluir, “um lema” é que TODOS CABEM EM CABEs. Hahahaha!!! Isso foi uma viagem louca nossa que se potencializava muito nas viagens/ideias de Chepe… Hahahaha!!!

Ainda deu tempo de sermos convidados por Jairo e Clara para almoçar um hambúrguer vegano, conhecer um pouco a cidade, sua casa e o espaço Madre Tierra, com suas esculturas habitáveis e um hotel de insetos… Quer dia mais natureba e bem phoda como esse? ;))))

Agora sim o Fórum…

[para ir ouvindo e lendo: Mundo Livre S/A – “Por Pouco”]

Me alegra muito participar de um evento cicloativista. Apesar de que, mesmo no Brasil, esses eventos estavam, pra mim, perdendo muito o sentido, porque só falamos para nós mesmos. Sempre tem uma ou outra pessoa nova, mas, no geral, somos a mesma panelinha de 5 anos atrás. Aqui na Colômbia, foi a mesma coisa! Hahahahaha!!! Mesmo assim, me alegro, já que a melhor coisa desses eventos são os (RE)encontros e mesmo estando em outro país, eu tinha muita gente para (RE)encontrar… Foi lindo!

Confesso que tinha “preguiça” de ir para as palestras, oficinas etc… Fui para duas palestras e tenho certeza que seria mais interessante ficar tomando uma cerveja junto com a galera que era responsável pelo bicicletário do fórum, era mais construtivo, sempre chegava alguém novo para conversar sobre sua cidade + bicicleta ou sobre minha viagem + bicicleta ou caminhar pela rua e encontrar uma intervenção artística para brindar à cidade com coisas de bicicleta… E também fui para a assembléia, um momento chato e importante de qualquer evento desse nível: e foi legal, com algumas cervejas e muita diversão numa votação para a escolha de Cali como a sede do fórum de 2019.

Saindo da esfera política pública ativista da bicicleta, tivemos uma Massa Crítica beeeeem linda, com muita criança no meio da galera, onde eu consegui “me perder” e dei um rolê beeeeem phoda pela periferia da cidade, sozinho, à noite e falando com locais para saber por onde estava a “ciclada”. Hahahahaha! Acabei regressando para a praça que começou e iria encerrar a Massa e consegui ver aquela onda de felicidade e bicicletas chegando com pessoas de um astral fantástico! ;)))) E o último dia foi reservado para um criterium, com bicicletas de todo tipo, um dia todo correndo pelas ruas de um bairro num domingo lindão…

Bom, foi phoda essa semana em Popayán, dormindo na Universidade, conhecendo um zilhão de pessoas incríveis de toda Colômbia e confirmando que a bicicleta é o melhor meio de conexão de pessoas. E o grupo que chegou em 4, saiu da cidade com 8 cicloturistas, rumo aos sítios arqueológicos de San Agustin, que vai ficar pra próxima prosa desse BLOG… Fica aí com essa porrada de vídeo… ;))))

o caminho:

Popayán Crit:

[para fechar essa tela com essa sonzeira: Systema Solar – “Yo Voy Ganao”]

é tudo nosso!!! #puravida
BLOG_ApoiaSE-BRANCOEssa viagem está sendo apoiada por Bruno, Vitor, Luciana, Marcella, Tarcísio, Flávio, Marcos, Karine, Juliana, PAI, MÃE, Eliete, Vinícius, Mariana, Ilana, Lucas, Maria, Patrícia, Juliana, Javert, Marina, Luciana, Pedro, Heberton, Vick, Ivan, Erica, Renata, JP, Gabriel e Lucas, Damião, Tia Bil, Elisabete, Monique, Almir, Maurício, Rafael, Patrícia, Felippe, Mariana, Evelyn, Gonçalo, Anderson e Mario no  APOIA.se/eniopaipa.

A viagem Colombia Uncategorized

eniopaipa Visualizar tudo →

ciclista . janga . é tudo nosso . #puravida

3 comentários Deixe um comentário

  1. Que delicia voltar a te acompanhar no passo a passo
    Ja estava com saudades!
    Apesar da saudade tou feliz, porque sei que estás feliz e digo mais uma vez:SEJA FELIZ SEMPRE MEU FILHO!
    POIS SO TEMOS A AGRADECER A DEUS POR TUDO!
    BJS!!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: